Audiência Pública: Autismo e Políticas Públicas

por editor publicado 26/04/2024 17h05, última modificação 26/04/2024 17h17
Na noite de ontem, a Câmara Municipal de Lagoa da Prata promoveu uma Audiência Pública com o tema "Autismo e Políticas Públicas", em atendimento ao Requerimento 27/2024.

Na noite de ontem, a Câmara Municipal de Lagoa da Prata promoveu uma Audiência Pública com o tema "Autismo e Políticas Públicas", em atendimento ao Requerimento 27/2024. O evento contou com a participação de diversos setores da sociedade, incluindo representantes do Poder Executivo, Ministério Público, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conselho Tutelar, escolas, APAE, ASAP, psicólogos, pais de autistas e a comunidade em geral.
A palestra magna foi ministrada pela especialista em Educação Especial, Eunice Pereira, que abordou os desafios enfrentados na busca por uma sociedade inclusiva, destacando a necessidade premente de implementação de uma Política Municipal dos Direitos das Pessoas com Autismo.
Durante o evento, o jovem Davi Castro, de 11 anos, compartilhou sua trajetória desde o diagnóstico precoce de autismo aos dois anos, destacando os desafios enfrentados na escola e as superações alcançadas com o apoio da família e terapias. Davi fez um apelo emocionante às autoridades, instando-as a encararem o autismo como um investimento, oferecendo tratamento gratuito e apoio aos professores, além de capacitar todas as crianças para uma inclusão verdadeira.
Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas às autoridades presentes, e algumas mães enfatizaram a necessidade de avanços, especialmente no que diz respeito aos atendimentos de saúde, ao CEMAE e à capacitação dos profissionais da educação.
Durante sua intervenção, o promotor de Justiça, doutor Paulo Antonio dos Santos, enfatizou que as barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam estão presentes em diversos aspectos da sociedade: desde a falta de acessibilidade nas vias públicas, edifícios e meios de transporte, até a limitação na comunicação. Ele destacou ainda que, para que esses direitos sejam efetivamente garantidos, é essencial que haja uma ação coordenada entre o Executivo e o Legislativo, trabalhando em harmonia para promover mudanças significativas.
O Executivo Municipal, destacou as intervenções realizadas pela Administração, como a criação do cargo de profissional de apoio para creches municipais, a ampliação de vagas no CEMAE e investimentos na APAE, na UPA e nas escolas.
Os vereadores presentes reiteraram a relevância do debate sobre o tema e comprometeram-se a contribuir, dentro de suas competências, para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
A Audiência Pública representou um importante passo na conscientização e no debate sobre o autismo e suas políticas públicas em Lagoa da Prata, demonstrando o compromisso das autoridades e da sociedade com a promoção da igualdade e da inclusão.

Veja as Fotos do Evento:  Clique aqui: 

Ações do documento