Câmara aprova R$ 2 milhões para melhoria do Sistema de Abastecimento de Água
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) receberá R$ 2 milhões de investimentos em obras para melhoria do sistema de abastecimento de água de Lagoa da Prata. O recurso foi aprovado pela Câmara Municipal em reunião extraordinária nesta segunda-feira (18/10).
Por oito votos a zero, os vereadores aprovaram os projetos nºs 146/2021 e 147/2021, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza o repasse financeiro e abre crédito especial ao Orçamento do Município, destinado ao SAAE.
Segundo a Autarquia, o recurso será utilizado na perfuração de novos poços artesianos, construção de reservatórios e redes adutoras de água a fim de evitar o racionamento e desabastecimento de água no Município.
Serão perfurados dois novos poços, sendo um deles às margens da lagoa do bairro Palmeiras para reforço do abastecimento do Sistema Centro. O intuito desta medida é aumentar os volumes de captação de água para garantir o abastecimento constante dos bairros Centro, Américo Silva, São José, Palmeiras, Santa Cruz, Rodolfo Pio, Ernestina Bernardes e Cidade Jardim.
O segundo poço será perfurado na Avenida José Bernardes Maciel, para reforço do principal sistema de abastecimento do município que é o Sistema Rio Grande do Sul, responsável pelo abastecimento de cerca de 70% dos domicílios da cidade.
O SAAE pretende construir um novo reservatório de água de 500 mil litros na Travessa Santa Maria, para abastecimento do Sistema Vila Mendonça. Os bairros atendidos serão: Paradiso, Santa Eugênia II, Nossa Senhora das Graças, Etelvina Miranda, Gomes, Buritis, Sion, Mangabeiras e São Carlos.
Caso seja possível, ainda será instalado um reservatório de água de 200 mil litros dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA) Vila Mendonça, que servirá de reserva pré-tratamento.
Com os recursos também serão adquiridos materiais hidráulicos e elétricos para construção das redes adutoras que interligarão os novos poços às Estações de Tratamento de Água - ETA's Centro e Rio Grande do Sul.
Link do Projeto de Lei EM-146/2021.