Câmara tem rendimento 626% maior do que em 2018 em aplicações bancárias

por caio miranda publicado 24/10/2019 17h35, última modificação 16/11/2020 08h31
O valor do rendimento até setembro deste ano foi de R$23.921,85.

Prezados Cidadãos Lagoapratenses,

A Câmara Municipal, buscando a uma maior eficiência administrativa/financeira, adota desde março deste ano de 2019 novas práticas de gestão financeira do fluxo de caixa e aplicações financeiras. Como resultado, até a presente data foi enviado ao caixa único do Município o valor de R$ 23.921,85, referente ao total dos rendimentos acumulados das aplicações financeiras em 2019. Em 2018, o valor até setembro daquele ano foi de R$ 3.292,62. Segue abaixo a explicação técnica dos dados apresentados:

Em síntese, os recursos da Câmara Municipal encontram-se aplicados em dois tipos de investimentos mantidos pela Caixa Econômica Federal: o Fic Prático, considerado uma aplicação automática de curtíssimo prazo; e o FIC Premium, considerado uma aplicação de médio/longo prazo com rentabilidade maior. Ressalta-se que a utilização de duas modalidades de aplicação é necessária uma vez que todo órgão possui oscilações em seu fluxo de Caixa, sendo prudente manter recursos com liquidez imediata e outros visando o médio/longo prazo. Em termos práticos, a Câmara Municipal realiza um planejamento do Fluxo de Caixa semanal, feito por meio de uma projeção das despesas. O objetivo do planejamento é que o capital financeiro permaneça o maior tempo possível aplicado, sendo retirado da aplicação apenas quando realmente se fizer necessário. Á título exemplificativo, O Fic Prático rendeu no mês de setembro, R$ 20,20. O Fic Premiun rendeu R$ 4.912,71, no referido mês. Diante disso, o rendimento total do mês de setembro foi de R$ 4.932,91.

Portanto, caso a Câmara Municipal mantenha a atual forma de gestão do fluxo de caixa, permanecendo-se constantes as despesas, as receitas e as variáveis macroeconômicas e microeconômicas, a projeção para o final do ano é um valor aplicado acumulado de aproximadamente, R$ 1.600.000,00, sendo a projeção de rendimentos acumulados dos valores aplicados de, aproximadamente, R$ 41.000,00. Desta forma, a previsão de aumento nos rendimentos totais do ano de 2019 em comparação com o ano de 2018 será de aproximadamente 740,43%, uma vez que o rendimento total das aplicações de 2018 foi de R$ 4.899,85.

Estes dados demonstram a assertividade dos novos procedimentos adotados pela tesouraria conforme orientações do Controle Interno, uma vez que proporcionaram uma maior eficiência na gestão dos recursos públicos.