Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Controladoria Interna da Câmara é convidada pelo TCE-MG para palestrar sobre boas práticas

por caio publicado 18/02/2020 17h45, última modificação 18/02/2020 17h56
O Controlador Interno foi convidado pelo TCE-MG (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais) para palestrar sobre as boas práticas financeiras adotadas na Câmara Municipal de Lagoa da Prata.

Na última quinta feira (13/02) o Controlador Interno da Câmara Municipal de Lagoa da Prata – MG, Sr. Maycon Mayk Bento, palestrou no evento "Treinamento de Controle Interno" realizado na cidade de Curvelo - MG, a convite do TCE-MG (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais), órgão fiscalizador e controlador da Administração financeira e orçamentária do Estado de Minas Gerais e de seus municípios. Este evento faz parte do projeto itinerante "Sob Controle" do TCE-MG realizado em diversas cidades do Estado.

O destaque apresentado neste evento refere-se às implementações feitas pela Controladoria Interna da Câmara Municipal na gestão das despesas, do fluxo de caixa financeiro e das aplicações financeiras. Estas boas práticas vão além das orientações básicas do Tribunal de Contas.

Na prática, a Câmara prevê tudo o que será gasto na próxima semana e apenas retira das aplicações o saldo necessário para quitar essas despesas. Dessa forma, o capital financeiro permanece o maior tempo possível aplicado. Além disso, os recursos foram aplicados em mais uma fonte de rendimentos, mais rentável do que a anterior (que, no entanto, continua sendo utilizada). O resultado de toda essa gestão eficiente, foi um rendimento 576% maior em 2019 do que em 2018 (R$ 33.151,43 em 2019 e R$ 4.899,85 em 2018). Vale ressaltar que todo o valor é enviado ao caixa único do Município, permanecendo à disposição do Prefeito, que poderá utilizá-lo no que a população precisa, obras, serviços básicos etc.

Além disso, foi desenvolvido um dashboard financeiro, que atua como um aplicativo de finanças, e permite o controle das despesas de forma mais interativa. A planilha agrupa as despesas em grupos de contas gerenciais que permitem uma comparação automática entre períodos e categorias de gastos. Diante disso, todas as informações são cruzadas e direcionadas a um único monitor de gerenciamento, o que facilita muito o controle.

Foto do dashboard:

Com muito prazer fui convidado a representar a região Centro-Oeste e apresentar aos mais de duzentos Gestores e Controladores Internos de mais de cinquenta Municípios mineiros as boas práticas de gestão aplicadas na Câmara Municipal de Lagoa da Prata – MG”, afirma Maycon.

O convite feito pelo TCE-MG para a apresentação dessas boas práticas implementadas na Câmara Municipal de Lagoa da Prata e os resultados obtidos em 2019 demonstram como uma gestão profissional e eficiente pode ser benéfica às contas públicas.

« Março 2020 »

Gostou do novo site?