Oficinas Interlegis capacitam servidores e vereadores na Câmara de Lagoa da Prata

por editor publicado 21/06/2022 12h40, última modificação 21/06/2022 12h48
Três dias de capacitação e muita troca de experiências. Assim foram as Oficinas Interlegis de Planejamento Estratégico e Gestão Pública Sustentável, promovidas pelo Senado Federal na Câmara Municipal de Lagoa da Prata, entre os dias 13 e 15 de junho.

O encontro que reuniu servidores públicos e vereadores das Câmaras Municipais de Lagoa da Prata, Moema, Japaraíba e Luz, foi possível graças à parceria entre o Poder Legislativo de Lagoa da Prata e o Senado Federal, por meio do Programa Interlegis, que promove ações de capacitação para casas legislativas de todo o Brasil.
Durante o curso, os participantes tiveram acessos a aulas práticas e orientações sobre como planejar o trabalho nos órgãos públicos de modo estratégico e como essas ações podem ajudar na gestão administrativa das Câmaras, e sobre a importância da responsabilidade socioambiental na realização de contratações, compras ou na adoção de medidas internas de conscientização.
Além do estudo da legislação pertinente, foram dadas orientações e iniciada a elaboração de um Plano de Logística Sustentável (PLS), documento para auxiliar administradores públicos a promoverem práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos. Os temas foram ministrados, pelo coordenador de Educação Superior, Fábio Renato, e pela doutora em Sustentabilidade na Administração Pública, Danielle Abud.
A Doutora Danielle assumiu o compromisso de realizar uma mentoria para concretização do PSL do Legislativo de Lagoa da Prata.
A presidente da Câmara, vereadora Carol Castro, participou dos três dias de oficina e destacou que a iniciativa teve como principal objetivo oportunizar conhecimentos aos servidores e parlamentares. “Pela primeira vez a Câmara de Lagoa da Prata sedia uma oficina presencial do Senado Federal. Temos nos empenhado em trazer esse tipo de projeto para qualificar servidores e vereadores, objetivando modernizar o trabalho legislativo e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população”, declarou.
Ronaldo Resende, que é contador concursado da Câmara de Lagoa da Prata, avalia que as oficinas ajudaram os participantes na compreensão sobre a construção de projetos de trabalho de forma sustentável. “Achei excelente. É um tipo de experiência que está trazendo ao setor público as metodologias utilizadas no setor privado. Isso vai melhorar nosso trabalho significativamente”, destaca.

A vereadora do município de Japaraíba, Eliana Lopes, relatou que o evento foi muito positivo, possibilitou-lhe a agregação de ricos conhecimentos em prol da melhoria do trabalho legislativo. “Parabenizo a iniciativa da Câmara de Lagoa da Prata. Foram três dias de muito aprendizado. Volto pra minha cidade inspirada a buscar novos recursos e projetos para a prática de boas ações no Legislativo e, disponibilizar um serviço de maior qualidade à comunidade”, finalizou.
As aulas aconteceram no Plenário João Rocha de Oliveira, das 9 às 18 horas.